THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

Todos pela educação

Todos pela educação

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PROJETO LUGARES E SUAS PAISAGENS








Identificação do Projeto


Tema: Lugares e Paisagens
Título: Conhecendo o Parque Ecológico de Boituva
Data: 14 de abril de 2010
Local: FIB 3º Semestre de Pedagogia


I. Justificativa
Para que a criança possa desenvolver uma ampla percepção da realidade natural do meio em que vive apresentamos nossa proposta centrada na natureza e suas manifestações em toda sua beleza e diversidade. Procuramos enfatizar componentes da paisagem: diversidade da vegetação, pequenos animais, presença da água em lagos além de noções de preservação do meio ambiente.

II. Objetivos

Apresentar a natureza com suas belezas, singularidades e fragilidades através de um passeio ecológico a fim de favorecer o contato da criança com o mundo natural.
Levar a criança a se perceber como parte integrante, dependente e transformadora do meio ambiente, mostrar o lado positivo e negativo da ação do homem, ampliando seu conhecimento de mundo.
Incentivar atitudes saudáveis acerca da preservação do meio ambiente e cuidados com os animais promovendo uma educação ambiental.


III. Ações

Levantamento do conhecimento prévio da classe sobre um parque ecológico e suas funções: lazer, cultura, preservação ambiental. Contar a história do parque do município. As respostas darão o rumo ao trabalho do professor que conduzirá a conversa de acordo com as informações transmitidas pelos alunos. Após a conversa será apresentado um Quadro de Informações onde serão registradas as informações colhidas em classe, o que as crianças gostariam de conhecer no parque, incentivando o interesse pelo passeio ecológico.
Atividade extra-classe com um passeio ao Parque Ecológico do município obedecendo a uma programação organizada pela professora e a direção da escola : autorização dos pais, data, horário, transporte, lanche, acompanhantes, etc. Convém que a professora faça uma visita prévia para verificar a melhor forma de aproveitá-lo. Tendo em vista os objetivos definidos neste projeto, as crianças serão incentivadas a observar os tipos de vegetação, os diferentes animais, incluindo noções de preservação da natureza e cuidados com seres vivos. É preciso ainda dar atenção especial às questões levantadas pelas crianças a fim de levá-las a formular respostas e propor soluções. Outro fator importante é que o passeio embora intencional se realize num clima agradável de diversão e lazer.
Atividade: Brincadeira Trilha no Parque.
Atividade: Colagem de folhas secas e galhos na figura de uma árvore.


IV. Público Alvo

Alunos da pré-escola


V. Recursos

Material Didático: cartolina, papel pardo, jornal, isopor, cola, gel para cabelo, miniaturas plásticas de animais, folhas secas, galhos e máquina fotográfica.

Responsáveis

Angélica Aparecida de Mello
Clarice Lima Ferreira
Juanita de Moura
Lílian Dias Batista
Marina Florentino Ferreira Silva
Silvana de Cássia Gomes

VI. Avaliação

Numa conversa posterior ao passeio verificar e registrar no Quadro de Informações quais conhecimentos e conceitos foram adquiridos e ampliados acerca da natureza e sua diversidade

Observar e registrar a participação das crianças em todas as atividades e, posteriormente, na rotina escolar verificando se foram desenvolvidas as habilidades pretendidas.
As crianças criarão legendas para fotos do passeio que serão colocadas num quadro servindo como registro.

VII. Bibliografia

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – volume III

Este documento está publicado na web.
Seu documento pode ser visto publicamente em: http://docs.google.com/View?id=dfrp9s6g_46gn8cnfgv


0 Comments:

Post a Comment