quinta-feira, 3 de junho de 2010
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 h/aula
DOCENTE: CLARICE LIMA FERREIRA E LILIAN DIAS BATISTA CICLO
PLANO DE AULAS
AULA/ DATA/ COMPETÊNCIAS/ BIBLIOGRAFIA
1 / 1ª semana / Reconhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto
2 / 2 ª semana / Aprimorar a habilidade motora fina, exercício digito manuais de dominância, equilíbrio e controle de movimentos
3 / 3 ª semana / Construir palavras e pequenas frases
4 / 4 ª semana / Transcrever as idéias orais para a escrita
5 /5ª semana / Usar os padrões de linguagem com adequação em todas as áreas
6 / 6ª semana / Usar os padrões de linguagem com adequação em todas as áreas
7 /7ª semana / Usar os padrões de linguagem com adequação em todas as áreas
8 / 8ª semana / Usar os padrões de linguagem com adequação em todas as áreas
9 / 9 ª semana / Reconhecer, usar e criar novas formas de expressão
10 /10 ª semana / Reconhecer, usar e criar novas formas de expressão
11 /11ª semana / Reconhecer, usar e criar novas formas de expressão
12 /12ª semana / Produzir textos colocando as idéias em sequência lógica
13 /13ª semana / Empregar regras gramaticais da norma culta da língua
14 /14ª semana / Empregar regras gramaticais da norma culta da língua
19 /15ª semana / Empregar regras gramaticais da norma culta da língua
20 /16ª semana / Empregar regras gramaticais da norma culta da língua
21 /17 ª semana / Empregar regras gramaticais da norma culta da língua
22 /18 ª semana / Empregar regras gramaticais da norma culta da língua
2ª série – Ensino Fundamental
Sigla: PED
Disciplina: Linguagem oral e escrita
Professor: Clarice de Lima Ferreira e Lilian Dias Batista
Carga Horária: 2 h/aula semanais – 40 h/aula semestrais
EMENTA
Promoção do desenvolvimento gradativo das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado
OBJETIVOS
Favorecer aquisição de habilidades de comunicação mais precisa e eficaz dentro do grupo social onde se insere; utilizar corretamente a linguagem oral e escrita em suas diferentes funções.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª Semana
Alfabeto e ordem alfabética/ vogais e consoantes
2ª semana
Ordem silábica/ sílabas simples e complexas
3ª Semana
Número de sílabas/ classificação
4ª Semana
Frases afirmativas e negativas, interrogativas e exclamativas
5ª Semana
Sinais de pontuação
6ª Semana
Dígrafo
7ª Semana
Encontro vocálico
8ª Semana
Encontro consonantal
9ª Semana
Elaboração de frase
10ª Semana
Criação de diálogo: bilhete, carta e poesia
11ª Semana
Fraseografia
12ª Semana
Produção de textos
13ª Semana
Sinônimos e antônimos
14ª Semana
Gênero dos substantivos: masculino e feminino
15ª Semana
Número de substantivos: singular e plural
16ª Semana
Silaba tônica
17ª Semana
Substantivo comum e substantivo próprio
18ª Semana
Acentuação: acento agudo e circunflexo
METODOLOGIA
Aulas expositivas, dinâmicas de grupo e pesquisas coletivas
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Produção de textos e testes alternativos
REFERÊNCIAS
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a Escrever . Editora Ática, 2004
________________________________
Professor
________________________________
Coordenador
________________________________
Diretor
terça-feira, 1 de junho de 2010
Aula dia 01/06/10
Nessa aula continuamos a elaborar o plano de ensino
e o plano de aula iniciados na aula anterior.
Marcadores: Plano de ensino e de aula